Notícias

Prefeito inaugura Laboratório de Criatividade para qualificação de professores em tecnologia

Os professores da Rede municipal de Ensino de João Pessoa terão um espaço pensado especialmente para sua qualificação no uso e aplicação da tecnologia. Trata-se do Laboratório de Criatividade (LabCrie), equipamento instalado na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, inaugurado na manhã desta quinta-feira (26) pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra, ao lado dos parceiros do Ministério da Educação (MEC).

“O sonho de trazer a tecnologia como instrumento de uma Educação mais inclusiva é antigo. Conseguimos garantir equipamentos modernos para profissionais e estudantes e aqui temos a oportunidade de, junto ao Governo Federal, trazer uma formação qualificada aos educadores para o uso de novas tecnologias no ensino”, destacou Cícero Lucena.

O vice-prefeito Leo Bezerra afirmou que o LabCrie traz mais estrutura para a capacitação. “É a Educação que garante o futuro e seguimos no nosso sonho de igualar a qualidade do ensino público ao privado, garantindo o que há de melhor na nossa Rede de Ensino”, afirmou.

O Laboratório está localizado ao lado do estacionamento da Estação Cabo Branco e conta com salas totalmente equipadas e mobiliadas para garantir a melhor experiência de formação. Além de computadores e tablets de última geração, o local foi equipado com impressora 3D, impressora de vinil, máquina de corte à laser, câmeras e caixas de som, entre outros itens.

A secretária executiva do MEC, Sylvia Gouveia, afirmou que o programa reflete o comprometimento com a formação do Magistério. “É uma ação que reflete três pilares: da equalidade e padrão de qualidade; colaboração e valorização dos profissionais. Meus votos são de que façam um bom uso e que contem com nossas equipes técnicas”, afirmou.

“É um espaço onde o professor pode experimentar novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras que permitam desenvolver novas competências”, ressaltou Guido Lemos, secretário de Ciência e Tecnologia da Capital.

A secretária Municipal da Educação e Cultura (Sedec), América Castro, explicou que o Laboratório será também um pontapé para vários outros que serão implantados nas escolas, as chamadas Salas Make. Serão 44 unidades onde o conhecimento será repassado para os alunos da Rede. “A formação será feita com 20 profissionais que são multiplicadores e aqui vai funcionar o Núcleo de Informática da Secretaria, assim como o de Robótica, para que haja um aprendizado do que será levado à Rede”, explicou.

O coordenador geral do LabCrie, professor Hércules Sandim, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), comentou que, a partir de agora, haverá um ciclo de formação, em que as equipes da Universidade e do MEC vão capacitar os profissionais indicados pela Sedec. “As principais temáticas que se pensa para o trabalho no LabCrie são de aprendizagem criativa, educomunicação, programação e jogos, robótica educacional, cultura maker e tinkering”, acrescentou.

Além da Prefeitura de João Pessoa e do Ministério da Educação e UFMS, através da sua Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), o projeto conta com o apoio da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCPI). A instalação do Laboratório também tem o apoio da Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT).

Estiveram presentes na inauguração o diretor de Formação Docente de Valorização Profissional do MEC, Renato Brito; o presidente da RBCPI, Marcelo Fiche; o representante da Fapec, Vilson Matthes; e o assessor pedagógico da SEECT, Robson Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.