Notícias

Conheça o projeto Robô da Alegria e contribua!

 

Com o objetivo de desenvolver tecnologia e atrair a comunidade para o movimento maker, surgiu em 2016, na região da Baixada Santista, o projeto Robô da Alegria. Inspirado em projetos voluntários realizados por ONGs como os Doutores da Alegria, o projeto busca desenvolver um robô, utilizando ferramentas de hardware e software abertos, capaz de atuar em hospitais infantis, levando um pouco de diversão para o ambiente hospitalar e contribuindo com o trabalho de outras organizações.

Robô da Alegria

Figura 1 – Robô da Alegria

 

A semente do projeto foi plantada no final de 2015. Após uma palestra sobre criação e desenvolvimento de tecnologia promovida pela Associação de Startups Empreendedoras da Baixada Santista (ASEBS), surgiu a ideia de lançar um desafio aberto para a comunidade, uma espécie de olimpíada hacker.

 

Foi idealizado um projeto, sem prêmio em dinheiro, mas que apresentasse um tema no qual os envolvidos se identificassem de maneira altruísta, que tivesse a possibilidade de ajudar outras pessoas.

 

O Robô passou por diversas transformações, desde sua concepção inicial até o estado atual. De apenas uma cabeça, com olhos e sobrancelhas mecânicas, até sua atual forma humanoide, foram realizadas várias iterações, testando-se diferentes materiais construtivos e dispositivos eletrônicos. De um protótipo em acrílico e MDF cortados a laser, passou-se para um corpo impresso em 3D composto por mais de 36 partes, com um tempo de impressão superior a 70 horas!

 

De uma interface simples com dois servomotores controlados por Bluetooth, passou-se para um corpo composto por 6 servomotores e 2 motores DC comandos por uma interface web.

Evolução do projeto "Robô da Alegria"

Figura 2 – Evolução do projeto: a. modelo da cabeça em caixa de papelão, b. estrutura em acrílico, c. protótipo em mdf cortado a laser e d. modelo impresso em 3D.

A estrutura do robô tem sido inteiramente produzida com impressão 3D, utilizando Fusion 360. Visando possibilitar a produção de réplicas do robô em makerspaces ou fab labs, onde o tempo máximo de utilização das impressoras é crucial, projetou-se a estrutura em peças menores de até três horas de impressão cada. O conjunto de peças é colado ou parafusado para montagem do corpo.

 

Impressão e montagem da cabeça do Robô da Alegria
Figura 3 – Impressão e montagem da cabeça do robô.

 

A face, composta por matrizes de LEDs, dão ao robô a capacidade de expressar emoções. Braços e pescoço acionados por servomotores dão ao pequeno autômato a mobilidade necessária para interação com os usuários. No centro de controle do robô, um Arduino Uno faz interface com todos os periféricos, incluindo a comunicação com um módulo ESP8266, que dá ao usuário a possibilidade de comandar expressões e movimentos através de qualquer dispositivo conectado a uma mesma rede Wi-Fi.

 

Esquemático dos circuitos do Robô da Alegria.
Figura 4 – Esquemático dos circuitos do Robô da Alegria.

O Robô conta ainda com um smartphone instalado em seu peito, o qual é utilizado para transmissão de áudio e vídeo entre o operador do robô e as crianças. A tela do dispositivo pode ainda ser utilizada para interação com jogos e outros aplicativos projetados para interação com o corpo do robô.

 

2017 foi um ano agitado para a equipe. Além das reuniões mensais abertas ao público, o robô participou ainda de mais quatro eventos de divulgação tecnológica: Arduino Day Santos, TDC 2017, RoadSec SP e Code </Pizza> in ‘013’). Para 2018 a equipe espera finalizar o primeiro protótipo totalmente funcional, e realizar as primeiras intervenções com o robô junto às crianças. Inteligência artificial, desenvolvimento de jogos e aplicativos para Android e de novas formas de interação com o robô são outros tópicos em pauta para o próximo ano. A utilização de um Raspberry Pi nos sistemas embarcados do robô também estará em pauta nas reuniões do grupo.

Atrair o público para participar do projetos de desenvolvimento tecnológico, sem fins lucrativos, está longe de ser uma tarefa fácil. Porém, motivar e transpor apenas o entusiasmo inicial constitui uma tarefa ainda mais difícil.

Visando envolver a comunidade e divulgar os resultados atingidos, todos os avanços do projeto são publicados em diferentes plataformas. Já foram publicados artigos no próprio Embarcados sobre o controle de matrizes de LED utilizando um Arduino e controle de servomotores por Wi-Fi, ambas tecnologias empregadas no desenvolvimento do robô.

 

Os códigos desenvolvidos para o robô são periodicamente atualizados no Github do Robô da Alegria. O projeto conta ainda com uma página no Facebook, onde é atualizado periodicamente o progresso do projeto. Não deixe de curtir e compartilhar!

Mais informações sobre o projeto: HackadayHackster e Instructables.

 

Você pode encontrar as instruções completas para desenvolvimento do robô no link abaixo. Por enquanto apenas a versão em inglês está disponível. O projeto está concorrendo em várias competições internacionais, não deixe de votar aqui!

 

O modelo para impressão 3D completo já está disponível neste link.

 

 

 

Referência: Retirada do site https://www.embarcados.com.br/conheca-o-projeto-robo-da-alegria/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *