Notícias

Arduino Day 2022 (Arduino Week UFPB) De 22 a 26/03

O Arduino Week é uma celebração mundial do aniversário do Arduino – organizado diretamente pela comunidade ou pela equipe do Arduino. Nessa edição, reúnem-se pessoas para participar de eventos de forma gratuita, com objetivo de compartilhar suas experiências e aprender mais sobre a plataforma de código aberto. Para nosso evento, realizou-se uma parceria entre o Capítulo Estudantil de Robótica e Automação (RAS) da UFPB, o “Projeto de Robótica Educativa na Formação Complementar dos Alunos de Ensino Médio” (PROBEM) e o Programa de Educação Tutorial (PET) de Elétrica da mesma universidade. Nele, acontecerão palestras e minicursos presenciais e remotas para atender todo o público. Confira abaixo um pouco mais sobre!

Trecho retirado de: https://arduinoday.vercel.app/

https://arduinoday.vercel.app/

https://linktr.ee/rasufpb

https://www.instagram.com/rasufpb/

Desenvolvendo software para potencializar projetos com Arduino e QT: Mateus Antonio – O Qt é um toolkit para desenvolvimento de software multiplataforma, com a linguagem C++, que possui aplicações em diversos domínios, com foco no excelente desempenho e produtividade. Nesse contexto, serão abordadas formas de criar software para se comunicar com com Arduino de maneira personalizável, eficiente e que roda em Windows, Linux e MacOS! O principal objetivo é aumentar a gama de projetos que podem ser feitos unindo o Software e Hardware, para aproveitar o melhor dos dois mundos. (Online)

Desenvolvendo projetos com programação básica para Arduino: Laura de faria – Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, com objetivo de desenvolver um dispositivo que fosse barato, funcional e de fácil manuseio, voltado para estudantes e projetistas amadores. Nesse minicurso serão explicados conceitos básicos sobre a placa e sua estrutura, além de trabalhar conteúdos iniciais de eletrônica e programação para Arduino, manipulando alguns componentes e sensores através da plataforma de simulações “Tinkercad”. (Online)

Introdução a ESP8266: Rafael Benatti – Esse minicurso visa introduzir alunos com alguma experiência em Arduino e lógica de programação ao universo do ESP. Serão abordados conceitos sobre a placa ESP8266, programação embarcada em C++ do Arduino, IoT e MQTT. Esperamos que ao fim desse minicurso o aluno seja capaz de comunicar um microcontrolador com qualquer dispositivo com acesso à internet em qualquer lugar do mundo. (Presencial)

Minicurso de Arduino Básico: Ana Júlia Pessoa – O Minicurso pretende introduzir conceitos de robótica e programação, utilizando a plataforma de desenvolvimento Arduino, que possui uma interface de programação simples e intuitiva em conjunto com o Kit de Robótica Educacional desenvolvido pelo PROBEM, fazendo o uso de placas de extensão (shields). O projeto pretende dessa forma motivar e cativar os estudantes pela área tecnológica, por meio de experimentos e desafios na área de robótica, expondo projetos eletrônicos que podem ser aplicados no dia a dia. O minicurso de Arduino presencial tem dois módulos, dividido em 4 shields. Serão abordados no minicurso conceitos iniciais de programação em C++, apresentação da placa e sua IDE, aplicações de componentes e sensores eletrônicos. (Presencial)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.